Quem não gosta de um bom evento? Não seria mais fácil estar em um ambiente diferente na hora de estreitar laços com clientes, parceiros, fornecedores e funcionários? Assim surge o conceito de evento corporativo.
O investimento nesse tipo de evento se justifica, principalmente, pela possibilidade de realizá-los inclusive em dias úteis, ao contrário de eventos como festas de debutantes e casamentos, cuja realização normalmente se restringe aos finais de semana.
Fugindo das tradicionais salas de reunião, o evento corporativo é o lugar ideal para trocar experiências, fazer networking e estreitar laços com os colegas de trabalho, além de passar momentos agradáveis saboreando um bom buffet.
O evento corporativo também é uma boa forma para o gestor trabalhar o clima organizacional e a satisfação para sua empresa.
Planeje-se
Para garantir o sucesso do evento corporativo é preciso um planejamento que contenha os objetivos almejados, as ações que serão realizadas e como elas ajudam a conquistar o resultado esperado.
Uma forma de alcançar tudo isso é conhecer o seu público e o investimento que será feito.
Com todas estas informações, pesquise e contate os fornecedores e, não deixem de incluir no planejamento aqueles que oferecem as soluções que você precisa dentro do seu orçamento.
Para não se perder durante o planejamento adote o uso de uma check-list contendo as tarefas que precisam ser executadas. Não desvie desta lista, caso você queira garantir que tudo o que está sendo realizado para garantir o sucesso do evento corporativo.
Contrate fornecedores
Banda para animar os convidados, buffet de qualidade, as bebidas que serão servidas, estes e outros detalhes precisam ser definidos antes da realização do evento.
Na hora de escolher o buffet, saiba quem são os seus convidados. Se o seu público é mais seleto, seria ideal contratar um buffet que sirva comida sem glúten, sem lactose e com opções vegetarianas, por exemplo.
Caso o evento seja algo mais informal e contemple os colaboradores e familiares, é possível planejar um ambiente mais descontraído, com opções de brincadeiras para as crianças e premiações.
Divulgue seu evento
O organizador de um evento corporativo tende sempre a ficar mais focado em tirar o evento do papel, e às vezes pode se esquecer de garantir que o público participe das atividades tornando todo o esforço desnecessário.
É importante que, desde o início da organização, o público-alvo saiba que o evento está acontecendo.
Entre em contato com as pessoas desejadas no seu evento corporativo, divulgue nos ambientes que estas pessoas frequentam, promova a importância e a relevância do evento para o público e ofereça motivos para que eles participem.
Defina os elementos da pausa
A pausa é de extrema importância para promover, durante este intervalo, o networking e a discussão dos temas que envolvem o evento, por isso ele não pode ser deixado de lado durante o planejamento.
É importante definir um cardápio leve, que seja capaz de agradar aos mais diferentes tipos de pessoas e não atrapalhe a socialização durante esse momento.
As pausas devem ser distribuídas de forma que possibilite aos participantes discutirem o que está sendo apresentado, esclarecer dúvidas com os participantes e até mesmo concretizar parcerias e negócios.
Monitore a realização do evento
Durante a organização da ação, a responsabilidade não é apenas tirá-la do papel e promover a presença do público, mas principalmente garantir a melhor experiência possível aos presentes no dia do evento corporativo.
Por isso, acompanhar de perto todas as atividades, e certificar que a equipe e os fornecedores estão cumprindo com suas responsabilidades à risca, é muito importante.
Assim, é possível elevar a qualidade do evento e garantir que o público tenha total satisfação ao final do evento, cultivando uma imagem positiva da empresa.
De atenção ao pós-evento
Ao final do evento, procure saber o que as pessoas acharam dele, seus pontos positivos e tudo aquilo que poderia ter sido melhor. Levantar esses feedbacks pode aprimorar nos próximos eventos. Uma dica para se fazer isso é enviando um e-mail agradecendo a presença de cada um, deixando um espaço aberto para críticas e sugestões. As pessoas são a parte mais importante de qualquer evento, logo, valorizá-la é fundamental!
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